Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Água

Este ano tem chovido pouco. A chuva que tem caído e, em menor escala, o orvalho e a geada, têm contribuído para repor alguma água no solo. No entanto, a escorrência tem sido pouca, o que se reflecte nos caudais dos cursos de água e no nível das barragens.
A última vez que passei na barragem do Caia, no passado fim de semana, notei que o nível da albufeira estava bastante baixo. Consultei os dados sobre a barragem, disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, e confirmei a percepção que tinha sobre o estado das reservas de água do Caia. O nível de armazenamento, em Dezembro de 2007, estava a cerca de 60% da capacidade total; no mesmo mês do ano passado, tinha cerca de 70%.
Se as situações meteorológicas não se alterarem no sentido de se registar uma quantidade apreciável de precipitação, é fácil prever que a reserva de água vai continuar a diminuir. Esta situação pode tornar-se preocupante porque é à albufeira do Caia que se vai buscar a água para abastecimento público de alguns concelhos.
No entanto, não me dei conta de qualquer medida das autoridades locais para informar a população sobre este assunto e para a sensiblizar para a necessidade de poupar água.
O que já vi foi o sistema de rega do jardim a funcionar em dia de chuva...

Sem comentários: