Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Villar del Rey

Foi por uma circunstância não planeada que visitei, no dia 29 de Setembro, Villar del Rey. Realizava-se uma feira em que se evocava uma actividade que foi importante para esta região raiana: o contrabando. É uma povoação da província de Badajoz, integrada na Comarca de los Baldios, situada a Norte daquela cidade. Separam Villar del Rey da fronteira portuguesa apenas 15 km, distância que era facilmente percorrida pelos contrabandistas que, até à decada de 80 do século XX, asseguravam o comércio não legal entre os dois países.
A povoação é relativamente pequena e os motivos de interesse não são muitos. As casas têm uma arquitectura que nos é estranha, muito característica destas povoações da Extremadura espanhola. Destaco alguns elementos interessantes:

Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios, toda construída em pedra, tendo sido edificada nos séculos XV e XVI. Atendendo à arquitectura, sobretudo à abóbada que cobre as naves, podemos identificar uma estrutura de gótico tardio a anunciar o plateresco. É de notar a desproporção provocada pelo acrescento da torre para lá colocar o relógio.

O portal principal apresenta-se com arco de volta perfeita, a tender para arco ultrapassado, mantendo, no arco decorativo exterior, uma sugestão do arco quebrado, tão característico do gótico.

O portal lateral apresenta um arco timidamente ultrapassado, a anunciar a passagem a elementos arquitectónicos que vão caracterizar o plateresco.

Ermida de Nossa Senhora do Rosário, situada na Plaza de España, de arquitectura popular.

À esquerda da Ermida de Nossa Senhora do Rosário, uma casa com o rés-do-chão recuado para dar lugar a uma área coberta, uma arcada que comunica com a praça.

Sem comentários: