Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Contrabandistas

Realizou-se nos dias 28, 29 e 30 de Setembro uma feira transfronteiriça, da iniciativa conjunta do Ayuntamiento de Villar del Rey e do Município de Campo Maior, subordinada ao tema "Los contrabandistas", actividade que teve grande importância no desenvolvimento económico das duas comunidades.
Do programa constavam várias actividades: actuação de grupos de dança e cantares das duas localidades, mesas redondas onde especialistas e antigos contrabandistas apresentaram testemunhos vividos nessa actividade, uma maratona fotográfica e visitas guiadas a sítos de interesse. Havia ainda uma área onde estavam representadas algumas actividades económicas das duas povoações, bem como a exposição de objectos relacionados com o contrabando.
Na exposição evocativa da actividade dos contrabandistas, estavam algumas peças de interesse. No pátio da escola onde se realizou este evento estava uma réplica de cabana usada pelos pastores da região.

Cabana-abrigo feita em palha.


Interior da cabana. Podem ver-se uma lanterna corta-fogo, um garrafão, utensílios para o fabrico do queijo e uma trempe.


Banco de cortiça e alforges.

No espaço interior da exposição, entre outros utensílios, uma balança decimal, indispensável para pesar as mercadorias destinadas ao contrabando.

Sem comentários: