Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim
A PÓVOA EM CINCO ANDAMENTOS

1.

Percorro estas ruas
como quem bebe a infância

E treme a esse vento antigo
o cristal da memória

2.

Sei ainda sem nuvens
as pessoas as ruas as casas

Eu era um menino
com raízes de asas

3.

A tépida burguesia
(então ainda havia)
enchia pela tarde
salões que eu conheço

Por aí passo Ou permaneço
Mas o coração não arde

4.

Vem desde a Lapa
liso e lento
o som da ronca previdente

É um lamento do mar
ou um gemido de gente

5.

Não me falem de mar
Silêncio
Não me falem de barcos gaivotas
Silêncio só
Não murmurem essa pura
palavra
de sal e névoa
de alegria e mágoa
Póvoa Póvoa
Trago-a
comigo bornal de sol

E só de a ouvir
bate-me no peito
um coração que suspeito
nascido na água

JOSÉ CARLOS DE VASCONCELOS

Sem comentários: