Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Évora

a cidade de évora era aqui ao lado
            ou era aqui por dentro
e onde já fui muralha e praça do giraldo
ou     fontanário donde corria o tempo

tornado pedra cristã e muçulmana
eu fui a sé     as grades da janela
os meus ossos o templo de diana
e o meu templo os ossos da capela

na bola-de-cristal-granito     imensa
onde se sentam meninos velhos    vi que
eu fui o soldado em gozo de licença
e também a puta da rua de terrique

por cima os arcos     as velas    o incenso
vou deitado e ferido     que a pena é tanta
na negritude do silêncio intenso
da procissão de sexta-feira santa

e a minha face foi a carranca
donde sai água     luar    e claridade
e fui o puro assombro da cal branca
de um sem-pavor nas noites da cidade

no dédalo de ruas e telhados
teci de saliva e desalento
feito insecto raro e fechado
o casulo do meu envolvimento

a cidade de évora era aqui ao lado
           ou é aqui por dentro


Henrique Ruivo

Sem comentários: