Gambozino é uma animal imaginário. Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear. É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.
sábado, 3 de julho de 2010
Silva
Flor da silva (Rubus vigoi Roselló, Peris et Stübing)
Pergunta de algibeira, feita nos meios rurais: "Qual é a planta, qual é ela, que pega, e pega muito bem, mesmo depois de seca?" A silva, também chamada balsa...
Não conhecia esta adivinha. Mas está muito certa. Estas silvas são da Serra de S. Mamede e fiquei com pena que as amoras não estivesse maduras. Certamente não resistiria a apanhar algumas.
A silva desperta no povo sentimentos contraditórios. Qual a campestre criança que não lhe gaba o fruto?! Pelo fruto ou pelo seu valor estético, não conheço contudo ninguém que a cultive. Tenho no meu quintal algumas silvas que, em localização imprópria, vou arrancando. Para minha delícia e para delícia da passarada, penso na hipótese de lhe vir a reservar um canteiro.
Rafael, acho que é uma boa ideia manter algumas silvas, embora isso implique trabalho para as controlar. Pelo menos pode admirar as belas flores e deliciar-se com as amoras. Claro que tenho uma pontinha de inveja...
4 comentários:
Pergunta de algibeira, feita nos meios rurais:
"Qual é a planta, qual é ela, que pega, e pega muito bem, mesmo depois de seca?"
A silva, também chamada balsa...
Não conhecia esta adivinha. Mas está muito certa.
Estas silvas são da Serra de S. Mamede e fiquei com pena que as amoras não estivesse maduras. Certamente não resistiria a apanhar algumas.
A silva desperta no povo sentimentos contraditórios.
Qual a campestre criança que não lhe gaba o fruto?!
Pelo fruto ou pelo seu valor estético, não conheço contudo ninguém que a cultive.
Tenho no meu quintal algumas silvas que, em localização imprópria, vou arrancando. Para minha delícia e para delícia da passarada, penso na hipótese de lhe vir a reservar um canteiro.
Rafael, acho que é uma boa ideia manter algumas silvas, embora isso implique trabalho para as controlar. Pelo menos pode admirar as belas flores e deliciar-se com as amoras.
Claro que tenho uma pontinha de inveja...
Enviar um comentário