Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

terça-feira, 17 de março de 2009

Marismas del Odiel

Um passeio ao Sul de Espanha proporcionou-me uma fantástica visita às Marismas del Odiel, rio nas margens do qual se situa a cidade de Huelva. O Centro de Interpretação está muito bem organizado e com técnicos competentes que explicaram a criação deste espaço, a riqueza da fauna e da flora, os problemas que enfrenta e as acções programadas para o preservar. Para melhor se perceber, transcrevo a informação de um dos folhetos distribuídos no Centro:
"Las Marismas del Odiel constituyen la zona más importante de marismas mareales de la península ibérica, lo que unido a su excelente grado de conservación ha llevado al Parlamento de Andalucía a declararlas Paraje Natural de Interés Nacional e la UNESCO Reserva de la Biosfera.
Este auténtico santuario ornitológico es un punto fundamental en los pasos migratorios, por lo que aqui puede encontrarse una enorme cantidad y variedad de aves..."
Percorremos uma grande parte da área ocupada pelas salinas e pelo sapal, num pequeno comboio, sempre com as explicações da nossa guia e com equipamento para podermos observar as aves.

Uma imagem da vegetação do sapal.

As salinas e os flamingos.


Outra imagem do sapal e, ao longe, a grande ameaça para esta área: a pressão urbanística.

Sem comentários: