Os resultados das provas de aferição dos 1º e 2º ciclos do ensino básico estão a provocar alguma discussão. Nos blogues de professores volta a levantar-se o problema do número de alunos por turma como um dos factores (se não o mais importante) que explicam os fracos resultados dos alunos.
O resultado de investigações feitas para verificar o efeito que o número de alunos por turma tem sobre a aprendizagem demonstrou que, não variando o modelo de ensino, é indiferente o número de alunos.
Mesmo que o ME permitisse a constituição de turmas mais pequenas seria garantido que os professores mudariam as suas práticas?
2 comentários:
Não me parece que seja uma variável muito importante. Também não consigo produzir muito "lixo escolar". Indubitavelmente noto uma pequena diferença, que não deixa de ser significativa, entre 26 e 28.
É claro que se trabalha melhor com menos alunos.
Dei aulas a turmas e pequenas e, nestas, podia acompanhar melhor o trabalho e a aprendizagem dos alunos.
Mas se optasse por um ensino expositivo, tanto fazia...
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