Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Para reflectir

"Quem olhasse neste passo para o mar e para a terra, e visse os homens tão furiosos e obstinados e no mar os peixes tão quietos e tão devotos, que havia de dizer? Poderia cuidar que os peixes irracionais se tinham convertido em homens, e os homens não em peixes, mas em feras. Aos homens deu Deus uso da razão, e não aos peixes; mas neste caso os homens tinham a razão sem o uso, e os peixes o uso sem a razão."

Padre António Vieira. Sermão de Santo António aos Peixes

1 comentário:

Anónimo disse...

Correndo riscos, vive-se livre...


Com todo o respeito:

No caso concreto, quem melhor deverá reflectir?

...o padre?

...os homens?

...ou os peixes?

Srª. D. Júlia , actualmente todos querem estar acima de tudo e de todos, e vai-se perdendo a noção de que quanto mais se espezinha, maltrata, chantageia, mais se vai subindo (por vezes) é um facto , mas também mais só e impuro, se vai ficando.

As ciências humanas, que incluem coisas tão “simples” como a filosofia e ética, vagueiam - porque não “dão” dinheiro - pelas ruas da amargura, algemando a sociedade, privando-a nas atitudes e liberdades, individuais e colectivas, esmagando mesmo aqueles (que pelos seus conhecimentos) deviam saber resguardar-se dessa incomodidade...

Resumindo: Penso (parodiando a actualidade) que quem melhor reflectirá, são os peixes, que vivem no mar ; mar que se é tão grande e poderoso é porque teve a inteligente humildade ( como sabe ) de colocar-se alguns centímetros abaixo dos rios.