Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Amazónia

Quando preparava as minhas aulas, um dos temas que mais me entusiasmava era a região equatorial, pelas características do clima e pela biodiversidade. As viagens que fiz a esta região foram sempre imaginárias, embora a televisão contribuísse para que elas parecessem mais reais. Lembro-me do encantamento que foi a leitura do livro "A Selva" de Ferreira de Castro, do qual retirei alguns textos para os meus alunos terem uma ideia do que era a vegetação e o ambiente da floresta equatorial.
Isto vem a propósito de uma série que começou na SIC, com o título "Amazónia". Desde logo, as imagens daquele imenso rio e da floresta que o circunda. Depois a história de sofrimento de uns e de ganância de outros que povoaram aquele território. E, ainda, o esplendor de Manaus, cidade improvável, impante de opolência que o dinheiro da borracha lhe proporcionava. Já sabia da existência do teatro de ópera para o qual se contratavam companhias na Europa para lá actuarem. Mas houve um pormenor que me surpreendeu: as senhoras ricas davam-se ao luxo de mandar lavar a roupa em Paris!!!

Sem comentários: