Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Novas actividades

Se me dissessem, há uns anos atrás, que estaria nesta altura a preparar aulas, certamente iria rir e achar que estavam a inventar coisas que jamais aconteceriam.
Mas é verdade, voltei a dar aulas de Geografia. Mas para uma audiência muito especial. São jovens porque, apesar de terem ultrapassado a barreira dos 50 anos (alguns a dos 60 e dos 70), mantêm um espírito aberto e vontade de aprender.
Para mim, a novidade é que, pela primeira vez, não estou espartilhada por um programa imposto, algumas vezes feito sem qualquer ponta de lógica. Estou livre para decidir e propor ao meu auditório os conteúdos que me parecem os mais adequados.
A utilização da internet tem sido fundamental para o trabalho que estou a realizar. Quem pode ficar indiferente às imagens feitas a partir de satélites, desde as que mostram a Terra, em tempo real, até às observações meteorológicas, para compreender a evolução do tempo?
A compreensão dos espaços onde estamos integrados é outro dos temas a abordar. Um dos aspectos que sempre achei que os programas escolares sempre ignoraram, sem qualquer justificação, vai ser objecto de estudo: o espaço lusófono. Para materializar geograficamente a frase de Fernando Pesssoa: "A minha pátria é a língua portuguesa".

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de relativamente recente, sei como é gratificante a experiência de dar aulas a um público que se interessa pelo que temos a dizer, sem programas sem sentido...Neste momento as minhas aulas apenas também têm esse público especifico:)
Um abraço
APM