Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Cobras

Era a última aula do dia. Já tinha escurecido.
A sala de Geografia, como vulgarmente acontecia em algumas escolas no final dos anos 70, tinha a configuração em anfiteatro. Os alunos eram aplicados e a relação entre eles e a professora era muito boa.
Estavam calmamente a cumprir a planificação do dia quando a porta se abriu e entrou um grupo de rapazes, bastante crescidos. Já esta situação era anormal, mas o pior é que traziam na mão uns pequenos paus, dos quais pendiam COBRAS!
Gerou-se o pânico. Os alunos correram para as filas mais altas do anfiteatro, afastando-se o mais possível do grupo.
A professora não tinha por onde fugir (e tinha um medo pânico de cobras). Reagiu instintivamente: falou com o grupo dizendo a primeira coisa que lhe veio à cabeça: que se tinham enganado, que ali não era uma aula de Ciências Naturais. Acrescentou, que seria melhor dirigirem-se ao respectivo laboratório. Ou porque a representação de "pessoa corajosa sem medo de cobras" foi perfeita, a verdade é que o grupo de matulões se foi embora, não sem antes colocarem algumas cobras a passear no chão da sala. Em abono da verdade, as cobras até eram pequenas...
Claro que a aula tinha acabado. Sairam da sala para pedir auxílio a alguma contínua, mas o corredor estava completamente deserto e a fraca iluminação e as restantes salas vazias davam ainda mais o ambiente para uma cena de filme de terror.

Sem comentários: