Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Casa e mar

O soneto de Vitorino Nemésio fez-me recordar o mar da Póvoa de Varzim. Associação que não sei explicar e que pode não ter qualquer sentido. Apenas eu e o mar.

A CONCHA

A minha casa é concha. Como os bichos
Segreguei-a de mim com paciência:
Fachada de marés, a sonho e lixos,
O horto e os muros só areia e ausência.

Minha casa sou eu e os meus caprichos.
O orgulho carregado de inicência
Se às vezes dá uma varanda, vence-a
O sal que os santos  esboroou nos nichos.

E telhados de vidro, e escadarias
Frágeis, cobertas de hera, oh bronze falso!
Lareira aberta ao vento, as salas frias.

A minha casa... Mas é outra a história:
Sou eu ao vento e à chuva, aqui descalço,
Sentado numa pedra de memória.

VITORINO NEMÉSIO

Sem comentários: