Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sábado, 12 de março de 2011

O sismo no Japão

As imagens correm mundo e dão a dimensão da catástrofe. O efeito do tsunami foi devastador e ainda se desconhecem, na totalidade, as consequências sobre as centrais nucleares.
Estes fenómenos naturais servem para nos apercebermos da nossa condição, tão vulneráveis como quaisquer outros seres vivos, perante as forças da natureza. Mas os riscos que corremos são ainda maiores porque, na ilusão de dominar o meio natural, esqueceram-se as suas leis. 

2 comentários:

Luiz Alexandre disse...

Li algures um comentário onde se dizia algo parecido com "as centrais nucleares são totalmente seguras, até terem um acidente".
Irónico mas verdadeiro, não acha?

Júlia Galego disse...

É como o caso de construções em locais de risco, como leitos de cheia, arribas ou em encostas instáveis. Constroem-se e depois logo se vê, pode ser que não aconteça nada. Mas quando acontece, mesmo que sejam clandestinos, aqui d'el rei, e o governo que indemnize os estragos (ou seja, todos nós, com o dinheiro dos nossos impostos). Por cá há muitas situações destas, mas o caso dos deslisamentos por causa das chuvadas violentas no Brasil, é bem elucidativo.