Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Verbo

Quis soltar-te, Palavra
Que a frio me arrebatas e incendeias,
Espírito a correr nas minhas veias,
Sangue em meu cérebro, - sustento
Do que, sem Ti, só fora
Fingir um fingimento!
Quis soltar-te, Palavra,
Rainha todo poderosa, e escrava
Coberta de cadeias!
Quis descerrar-te, aurora!
Sol debaixo de nuvens, quis abrir
Nas frestas dos teus muros
O rasgão de infinito em que brilhasses!
Minha língua e meus lábios são impuros:
Impurificam tudo;
Quase sempre me deixam falar mudo;
Falaram antes que falasses.
Ao vento andam dispersos
Os sons antecipados que soltaram.
Mas se, de lnge em longe, o Poeta alcançou versos,
É só porque, Verbo impoluto,
Aos minúsculos nossos universos
Quaisquer sinais chegaram
Do teu inacessível Absoluto.

José Régio

Sem comentários: