Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cozinhados

Sempre gostei muito de ver os programas de culinária que, ao longos dos anos foram sendo transmitidos pela televisão. Desde o de Maria de Lurdes Modesto, quando as emissões ainda eram a preto e branco, dos chefe Silva e Michel e de muitos outros que entretanto foram aparecendo (e desaparecendo). Recentemente, não apenas nos canais generalistas, mas também os que exigem a subscrição de um sistema por cabo, têm transmitido alguns programas de culinária famosos como o de Jaimie Olivier e, mais recentemente, o de Nigella Lawson.
Confesso que, apesar de seguir os programas, não tirava grande partido disso. Acontece o mesmo com os livros e revistas de culinária: tenho muitos mas raramente me dou ao trabalho de andar a procurar receitas para fazer. Acabo por cozinhar o que se tornou mais ou menos hábito, com especial destaque para os pratos da cozinha alentejana, ao fim e ao cabo, seguindo as minhas origens e a aprendizagem que fiz bastante cedo - noutros tempos as raparigas tinham obrigatoriamente de aprender a cozinhar...
Mas, nos últimos tempos, tenho andado fascinada com o programa da Nigella que é transmitido pela SIC Mulher. Dá gosto ver o prazer que ela tem a cozinhar e também a comer... Tratando-se de uma cozinha prática, tenho fixado algumas das receitas e experimentado, embora com adaptações, condicionada pelo facto de alguns ingredientes não se encontrarem no mercado (pelo menos aqui na vila). O resultado tem sido bom e aprovado cá em casa. 
Apesar de, neste blogue, gambozinar por vários assuntos, não tenciono incluir aqui nada de cozinha. Tenho aproveitado para colocar essas experiências num blogue colectivo que criámos na Academia (embora, infelizmente, só eu o mantenho actualizado). Aqui e aqui, podem ser  encontrados dois exemplos das minhas aventuras culinárias.

Sem comentários: