Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sábado, 10 de julho de 2010

A fruta da minha região



A fruta da minha região… este é o tema da blogagem de Julho. Ora bem… qual é a fruta da minha região? Nasci numa vila do distrito de Portalegre e vivo actualmente noutra vila do mesmo distrito. Admitindo que posso considerar o distrito uma região, é preciso dar algumas voltas à cabeça para descobrir a tal fruta. Serão as uvas? Que elas dão bom vinho, parece-me haver consenso sobre isso. Mas fruta de comer… Ah! Já sei: cerejas! Cerejas da Serra de S. Mamede! Até há uma feira em Portalegre, no mês de Junho, que se chama a Feira das Cerejas. E podem crer que as de S. Julião são mesmo boas. Ou julgavam as nossas amigas beirãs que cerejas era só no Fundão?

Se lhe apetecer, pode ir lá comentar.

NOTA: As cerejas da foto são mesmo de S. Julião, Parque Natural da Serra de S. Mamede, concelho de Portalegre.

2 comentários:

Susana Falhas disse...

Júlia: Pela descrição que fazes do teu cantinho, dá-me vontade de um dia ir aí conhecer. Qual é a altura que aconselhas? Possivelmente na Primavera ou no Outono, não?

Bjs

Júlia Galego disse...

Susana, o Outono e a Primavera são, para mim, as estações ideais para passear no Alentejo (aliás, como em todo o interior). Na Primavera é a explosão das flores, colorindo a paisagem verdejante; no Outono, as árvores caducifólias conferem-lhe tonalidades fantásticas. Depois temos as povoações, começando por Castelo de Vide e Marvão e muitas outras mais para Sul.
No meu outro blogue (http://entretejodiana.blogs.sapo.pt) estou a publicar algumas fotos que fiz em Junho. É apenas um pequeno apontamento do muito que há para ver.
Temos de fazer uma troca: tenho de me dispor a ir para Norte e tu vens para Sul.
Bjs