Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Dia Mundial da Paz

Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação. 
É este o título da mensagem do Papa Bento XVI para celebração do Dia da  Paz, 1 de Janeiro, cujo conteúdo, notável e importante, devia ser objecto de atenta reflexão por parte de crentes e não crentes do catolicismo. Tem por tema-base a necessidade de preservação da natureza e a consciência de que o homem não pode dissociar-se do sistema de que faz parte e que o sustenta. A consciência ecológica e a defesa do ambiente não podem ser encarados como moda mas como algo urgente e imprescindível para a sobrevivência da vida na Terra. 
Destaco dois conceitos que considero de extrema importância e que, nos dias que passam, estão mais ou menos afastados do nosso quotidiano dominado pelo consumismo e por sentimentos egoístas: sobriedade e solidariedade.

"A humanidade tem necessidade de uma profunda renovação cultural; precisa de redescobrir aqueles valores que constituem o alicerce firme sobre o qual se pode construir um futuro melhor para todos. As situações de crise que está atravessando, de carácter económico, alimentar, ambiental ou social, no fundo são também crises morais e estão todas interligadas. Elas obrigam a projectar de novo a estrada comum dos homens. Impõem, de maneira particular, um modo de viver marcado pela sobriedade e solidariedade, com novas regras e formas de compromisso, apostando com confiança e coragem nas experiências positivas realizadas e rejeitando decididamente as negativas. É o único modo de fazer com que a crise actual se torne uma ocasião para discernimento e nova projectação." 


Sem comentários: