Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

domingo, 1 de novembro de 2009

Situação da albufeira do Caia


A pouca chuva que caíu neste início de Outono não compensou a quantidade de água que foi perdida pela albufeira do Caia. Os 29,1% do total da capacidade de armazenagem registados no final de Outubro são verdadeiramente preocupantes. Note-se que, nesta data do ano anterior se registavam 43,7% da capacidade de armazenagem.
É estranho que as entidades locais que beneficiam da exploração da água desta albufeira nada digam sobre esta situação. Será que nunca ouviram a máxima popular: "Vale mais prevenir do que remediar"?

9 comentários:

Undertaker disse...

Cara Júlia,

O tema que levanta dava para escrever páginas e páginas. Como é que uma empresa que se dedica ao comércio de água pode fazer uma campanha de sensibilização para reduzir o consumo da mesma? Não pode porque lhe interessa o lucro mais que o interesse colectivo.

Espero que S. Pedro mande chuva para encher a albufeira e regar os nossos campos...e se não for S. Pedro que seja Zeus ou Alá. Toda a ajuda é pouca!

Júlia Galego disse...

Undertaker,
A empresa pode não estar interessada em fazer campanhas de sensibilização para reduzir o consumo de água, mas pode vir a ser confrontada com a situação de haver falta ou ela ser de tão má qualidade que precise de quantidades enormes de produtos para a tornar minimamente utilizável. Vem-me à memória o que se passou em Évora com o excesso de alumínio na água...
O melhor, se calhar, é começarmos a ensaiar uma qualquer dança da chuva, invocando todos os deuses...

Undertaker disse...

Drª Júlia,

Dança da chuva não sei, mas lembro-me em pequeno de ir a uma missa onde o nosso Cónego pedia por chuva. Acho que depois atirava a pedra para a ribeira segundo me dizia minha mãe e avó.

Bem seja como seja, lanço-lhe o seguinte desafio, agora que não foi eleita Presidente da Assembleia Municipal, por motivos, como diria o Cervantes, que agora não me quero lembrar, porque não gastar esse tempo numa Associação de Defesa dos Consumidores de Água no Concelho.

O que acha? Até lhe digo que nos estatutos proibiamos os votos em branco.

Júlia Galego disse...

Undertaker,
A sua sugestão sobre a associação talvez seja interessante, mas eu estou vacinada no que respeita a associações.
Além do mais, já tenho muito com que me entreter...

tino disse...

DR. Julia é um tema de total intresse para todos nos e que me está a deixar bastante preocupado. mas deixo tambem uma ideia para se aproveitar esta falta de agua e fazerce uma remoção de lixo e estruturas existentes nas margens actuais que mais algum tempo estarão cobertas de água.
que pensa da ideia DR.?

Júlia Galego disse...

Tino, é de louvar tudo o que seja feito para melhor o ambiente porque estamos também a contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida. A sua ideia é muito boa. Resta saber quem a pode (ou quer) concretizar.

garcia gordo disse...

toda a gente fala da barragem e do consumo da água é uma verdade, agora pergunto eu,, mas ninguem fala de 6 torneiras que estão a abertas de noite e de dia no MARTIR SANTO, quantos metros cubicos estão a sair daquele local, aí ninguem fala, e a áqualia sabe bem da situação, é por esse motivo que a factura vem triplicada, é uma vergonha, eu não sou contra aquelas pessoas que ali vivem, sou contra sim os responsaveis da água, onde está justiça social?

tino disse...

dra. Julia não acha que devia ser feito qualquer tipo de organisação envolvendo os tres municipios aos quais a barragem do caia tanto lhes dá? qualquer barragem em espanha por pequena que seja quem quizer pescar tem de pagar uma licença espessifica parta tal e com esses dinheiros conseguem ter pessoas (guardas da pesca)permanentes. fica a ideia e quem sabe um dia possamos ter mais orgulho da nossa albufeira

Anónimo disse...

então as 6 torneiras que estão sempre abertas no MARTIR SANTO, ninguem quer comentar? e o atentado há saúde pública que ali existe não comentam? daqui pode começar a gripe H1N1 sem dúvida, o sr. delegado de saúde já tem o conhecimento do problema desde de setembro, mas até ao momento está tudo na mesma, depois ninguem é o culpado......