Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Barragem do Caia

Localizada na freguesia de S. Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, a barragem do Caia é do tipo contrafortes e entrou em funcionamento em 1967.
A sua construção deve-se ao plano elaborado durante o Estado Novo, para reconversão da agricultura no Alentejo. No entanto, como testemunha a inscrição gravada no cilindro de pedra que se encontra no início da barragem, quando se vem de Campo Maior, os objectivos da construção desta barragem eram muito mais vastos.
“A rega é considerada magno problema de interesse simultaneamente económico, social e militar que como nenhum outro contribuirá para a valorização do património nacional, para a criação de riqueza pública, para a absorção do nosso excesso demográfico e para o desenvolvimento do comércio interno e externo do país.
Salazar"

1 comentário:

Anónimo disse...

Não quero considerar o, de tantos saudoso, Presidente do Conselho, um vendedor de banha da cobra mas, segundo o texto, a barragem serviria para resolver quase tudo.
Foi pena que, no seu tempo, tenha sido utilizada para tão pouco, tão pouco que, de facto, não mudou nem resolveu coisa nenhuma.