Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

domingo, 16 de agosto de 2009

Óleos e ambiente

Da página da VALNOR, retirei a seguinte informação:

"Os Óleos Alimentares Usados (OUA) são muito prejudiciais à pureza da água e às estruturas de saneamento das cidades quando despejados directamente nas redes de esgoto. A recolha dos OUA, em recipientes próprios para o efeito, é mais uma actividade da VALNOR que beneficia o ambiente, através da recuperação dos OUA, da diminuição das emissões de partículas de Carbono e de compostos de enxofre, permitindo, através da sua transformação em Biodiesel, substituir parte da importação de gásoleo e, graças à sua superior capacidade lubrificante, aumentar o tempo de vida útil dos motores.
A VALNOR com o objectivo de dar uma solução ambientalmente correcta aos Óleos alimentares usados, produzidos na sua área de actuação, deu inicio à sua recolha no mês de Maio de 2005. Foram percorridos os restaurantes, escolas, lares e outras entidades produtoras de OAU, nos 19 Concelhos abrangidos pelo nosso sistema e foram distribuídos recipientes apropriados para a recolha deste tipo de resíduo.
No ano 2005 foram recolhidas e encaminhadas para valorização 20.93 toneladas de OAU, distribuídos pelos Concelhos da seguinte forma… (ver mais)
No ano 2006 foram recolhidas e encaminhadas para valorização 69.41 toneladas de OAU, distribuídos pelos Concelhos da seguinte forma… (ver mais)
De forma a que toda a população possa entregar os óleos que são utilizados nas sua habitações, foram também colocados recipientes, em conjunto com as Câmara Municipais de cada Concelho, em locais acessíveis a todos os munícipes."
.
Estamos em 2009. Já procurei e não encontrei no concelho de Campo Maior os tais recipientes que servem para depositar os óleos usados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é...

Ou a Valnor conhece mal Campo Maior e não entregou os recipientes suficientes , ou a Câmara não se deu ao trabalho de pedir mais e distribui-los por todo o concelho.

Já agora... vejam como tudo isto funciona duma forma incompetente e amadora, que estamos em 2009, e só estamos agora a conhecer os resultados das recolhas em 2006.

Com os meios que existem actualmente ao nosso dispor, os resultados podiam e deviam ser publicados no mínimo mensalmente.

Não há ninguém responsável por estes desleixos , e que seja chamado á pedra por este ( e outros) estado das “coisas”...

Isto está mesmo a bater no fundo ...