Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Visita a Badajoz

Badajoz é uma cidade que merece uma visita. Desde há alguns anos que deixou de ser a cidade feia e pouco cuidada que ainda pude conhecer. Cresceu muito pelos bairros novos que se estendem sobretudo para sul.
Mas tem havido uma particular atenção pelo património. As autoridades locais e outras entidades, têm procurado recuperar os edifícios e os espaços, tornando-a numa cidade com múltiplos aspectos de interesse.
A parte mais antiga tem vindo a ser objecto de restauro. Os espaços de passeio e de lazer são extremamente aprazíveis. Gosto particularmente dos jardins, arborizados, cuidados e cheios de cor nas estações do ano propícias para o desabrochar das flores.
Uma vista do Paseo San José, vasta praça, sombreada pelos grandes plátanos, com o coreto e as esplanadas. A certas horas do dia, no tempo mais quente, a praça enche-se de gente, como é habitual nas rotinas diárias dos espanhóis.


O coreto está rodeado de um espelho de água, com repuxos, dando o toque de frescura muito ligado à tradição da civilização islâmica, tão presente em alguns aspectos da cidade velha. Este é um bom exemplo de como é possível preservar o património, mesmo numa praça modernizada há relativamente pouco tempo.

Fotos: Agosto de 2008