Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Taipa


“A taipa é a técnica de construção mais usual, tanto nas paredes das casas como nos muros que, em torno das aldeias e dos montes, resguardam os ferragiais e as hortas, destinados a culturas intensivas e mimosas. O processo consiste em bater a malho, dentro de uma espécie de caixa de madeira, sem fundo (taipal), uma mistura de barro com pedriça, apanhada muita vez ao lado dos muros que se estão levantando. Deslocando lateralmente o taipal, obtém-se uma faixa a todo o comprimento do muro que se deseja; levantada ela, deixa-se endurecer a ponto de servir de apoio ao taipal e vai-se assim erguendo sucessivamente o muro, desencontrando as juntas verticais, para obter travação. Às vezes usam-se alicerces de pedra, no geral salientes, e fiadas de pedra ou de tijolo entre as diferentes faixas de taipa. As paredes são cuidadosamente rebocadas e caiadas, de modo que nem sempre é possível saber de que material a casa é feita; mas a ausência de molduras nas portas e janelas indica, no geral, construção de taipa ou de tijolo.”
.
Orlando Ribeiro, Geografia e Civilização. Livros Horizonte, p. 32-33
.
Foto: casas de Vila Boim, Elvas.

2 comentários:

Carlos Rebola disse...

Júlia

Desconhecia este processo de construção. Parece ser económico e deve tornar as casas mais arejadas (quentes no inverno e frescas no calor) pelos materiais utilizados, as paredes devem "respirar", evitando condensações e humidades, a pintura a cal além de anticéptica é um bom reflector de calor no verão.

Beijo
Carlos Rebola

Júlia Galego disse...

A taipa era muito utilizada no Sul. Actualmente há alguns arquitectos que estão a recuperar esta técnica. Pode ver em:
http://www.arquitecturadeterra.com/pt.html
Cá em casa tenho algumas paredes de taipa, mas o problema é a incompatibilidade com tudo o que é cimento e tintas. Não há parede que resista. Por outro lado, já não é muito fácil encontrar cal à venda.
Bj
Júlia