Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Janela de capela





Na região por excelência do mármore, a cantaria da janela da capela de Santo António, em Borba, não podia deixar de ser talhada nesta magnífica pedra.

6 comentários:

Anónimo disse...

"... magnífica pedra."

Sem dúvida. Como todos os materiais, quando bem utilizada.

A certa altura tornou-se moda usar "cantarias de mármore" em tudo quanto era janela, de tudo quanto era casota. Já que os recursos não eram muitos, mas a vontade era grande, em vez de se colocarem verdadeiras cantarias, usaram-se umas delgadas lâminas, por vezes de não mais de 3 ou 4cm de espessura.

Quase aposto que moda foi imposta pelos próprios construtores, pois essas falsas cantarias facilitavam imenso o acabamento da alvenaria e a colocação da janela ou porta.

Só uma pergunta: Não é em Estremoz que se extrai o mármore de Carrara?

Rafael Carvalho disse...

O mármore não aflora no Norte granítico, pelo que durante muitos anos aí esteve ausente enquanto material de construção. Vindo de longe, verdadeira preciosidade, mesmo para quem o pudesse pagar limitava-se o seu uso às bancadas de cozinha e às campas fúnebres.
Cumprimentos.

Júlia Galego disse...

Anónimo
De facto, as delgadas lâminas de mármore ou mesmo de granito que se vêem por essas casas, restauradas ou contruídas recentemente, são uma triste invenção que não substitui as belas e verdadeiras cantarias das antigas casas.
Quanto ao mármore de Carrara, parece que o de Estremoz o substitui pela qualidade deste último.

Júlia Galego disse...

Rafael
Eu sou natural de uma região do Norte Alentejano onde predomina o granito e as cantarias das portas e janelas são deste material. Os canteiros de algumas aldeias do concelho do Crato tinham fama pela qualidade das suas obras. Na parte Sul do concelho existe xisto que era usado sobretudo para os pavimentos, em grandes lages, embora coexistindo com o ladrilho.
Na cidade de Portalegre também as cantarias são predominantemente de granito.
O caso de Borba é muito interessante, porque existindo grandes pedreiras de mármore, toda a vila exibe este material de forma exuberante. Claro que não é caso único na região. Também se encontra noutras vilas e na cidade de Estremoz.
Cumprimentos

Carlos Rebola disse...

Júlia

Se a capela guarda numa memória talvez de séculos a sua história, as cantarias da janela feitas duma nobre pedra mármore, além da beleza dos seus tons rosa, guardam na memória milhões de anos de história da nossa "Casa", o planeta terra.
Este é um outro modo de eu olhar as pedras... para além da sua forma e beleza.

Beijos
Carlos Rebola

Júlia Galego disse...

Carlos
Cada rocha tem uma história que está gravada na sua textura e lhe confere características únicas.
Claro que os construtores aproveitam a beleza das rochas para tornar as suas obras mais atractivas, para além dos aspectos funcionais, provavelmente sem se aperceberem que o material que estão a usar resulta de processos evolutivos muito longos, à escala do tempo geológico.
Eu também gosto de as ver na natureza.
Bj