Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Identificação

Seria um siri na Síria
Ou um grou da Goenlândia?
Uma arara do Ararat
Ou uma pata da Patagónia?

Seria uma anta da Antártida
Ou um hamster de Amsterdã?
Um periquito de Quito
Ou marmota do Mar Morto?

Seria uma rena do Reno?
Uma mosca de Moscou?
Chinchila da China ou Chile?
Lontra de Londres talvez?

Seria um bicho do sul?
Seria um bicho no norte?
Sei lá. Quem quiser saber,
Que lhe peça o passaporte.

José Paulo Paes

7 comentários:

Zé Camões disse...

Muito giro e ao mesmo tempo faz-nos dar a volta ao mundo.
Cumprimentos.

Júlia Galego disse...


É um poema para crianças, mas acho que é interessante para qualquer idade. Além disso, é muito geográfico, o que também tem a ver comigo...
Cumprimentos

Anónimo disse...

Olha, vou utilizar este poema tão engraçado com os meus alunos! Obrigada :-)
Beijinho

Ludmyla disse...

achei muito legal e engraçado ao mesmo tempo,mas é muito bonito.Gostei muito!

Unknown disse...

Estou tendo um concurso de poemas pesquisei e achei este ameii ele tenho certeza que todos vão gostar e eu irei decorar

Anónimo disse...

Gostei do poema, mas encontrei alguns erros de ortografia.

Unknown disse...

Muito legal terei que apresenta-lo na minha escola