Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

domingo, 22 de junho de 2008

Montánchez

O passeio do dia 10 de Junho continuou depois da visita a Trujillo. Optámos por uma estrada secundária, relativamente estreita mas bem asfaltada que não ofereceu qualquer dificuldade ao motorista do autocarro. A baixa velocidade a que nos deslocámos permitiu apreciar devidamente a paisagem. À medida que caminhávamos para Sul, entravamos no domínio da montanha. A Serra de Montánchez está estruturalmente ligada aos movimentos tectónicos que elevaram a Serra de S. Mamede, estando no alinhamento que, a partir desta, se prolonga para Leste.
Os blocos de granito, o montado e alguns tractos de terra cultivada em tapadas, tudo recorda a serra alentejana.
Montánchez é uma pequena povoação serrana. A coroar a elevação que está muito próxima dos 1000 metros de altitude, encontram-se as ruínas do castelo medieval. Dada a impossibilidade do autocarro entrar na povoação, foi com coragem que enfrentamos a subida até ao castelo. Mas não há como os sítios altos para se poder apreciar uma bela paisagem.

O castelo de Montánchez é um autêntico ninho de águias que assenta sobre afloramentos de granito. No interior encontra-se o Santuário de Nª Srª de la Consolación del Castillo. Na altura, algumas senhoras esfregavam e poliam laboriosamente um andor todo em prata. Além desta peça, verdadeiramente extraordinária, outras, como candelabros, já reluziam. Não há dúvida que estas são terras de conquistadores da América do Sul, pelos testemunhos que fomos encontrando.

Do castelo avista-se a povoação de que se destaca a torre junto à igreja, mas afastada do edifício do templo.


Como em qualquer povoação espanhola que se preze, não podia faltar a Plaza Mayor.

Montánchez tem como actividade importante a produção de presuntos. Na Plaza Mayor, uma cervejaria ostentava na porta uns puxadores muito originais relacionados com esta actividade. O presunto deve ser bom. Não o provei, mas cheirava muito bem.

Sem comentários: