Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Santa Bárbara

Estes dias de temporal convidam a permanecer em casa e, quando muito, ver as consequências das situações meteorológicas ao abrigo de qualquer janela.
A chuva tem justificado o ditado "Abril, águas mil".
Mas estes dias fizeram-me recordar as grandes trovoadas a que assisti na minha infância e adolescência. Lembro-me, particularmente, de um dia em que, de repente, no céu começaram a surgir nuvens muito escuras que convergiam para o sítio da minha terra. Os trovões ribombavam e os relâmpagos iam iluminando a escuridão que se foi instalando. Foi um espectáculo aterrador. Pelos vidros da janela ia vendo o que passava no largo em frente da casa. E a minha mãe entoava a reza:
Santa Bárbara bendita
que no céu estás escrita...
Só me lembro do princípio da reza a Santa Bárbara. Podia não ter qualquer efeito, mas reconfortava ouvir aquela lenga-lenga.

Sem comentários: