Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sábado, 8 de março de 2008

Cemitério dos Ingleses, Elvas

Ontem fui a Elvas. É a cidade portuguesa mais próxima - Badajoz fica mais perto - mas é raro lá ir. Há cerca de trinta anos conheci bem a cidade porque ali trabalhei durante um ano. Mas a memória das coisas vai-se desvanecendo e há aspectos de que já não me lembrava. Por outro lado, a cidade também mudou, embora não tanto no centro histórico.
A entrada foi feita pelo sinuoso caminho da Porta de S. Vicente. No Largo dos Combatentes da Grande Guerra, há logo motivos de interesse: a Fonte de S. Vicente, do século XVIII, toda em mármore; as casas que enquadram o largo e a torre da Igreja de S. Pedro.
Seguindo junto à muralha seiscentista, as íngremes ruas levaram-nos até aos Quartéis da Corujeira, hoje um conjunto de casas muito pobres e degradadas que mereciam ser recuperadas. Para compensar o esforço da subida, paragem obrigatória no Cemitério dos Ingleses. É um espaço de uma serenidade muito grande. Logo à entrada, erguem-se dois ciprestes e, mais à frente, uma velha olaia começa a florir. No centro, lançam a sua sombra dois frondosos Cupressus. O cemitério é também um miradouro da vasta paisagem que se estende para Norte e para Leste. Mais ou menos no centro do cemitério existe um painel de azulejos escrito em inglês e em português onde se pode ler o seguinte:
"Na Primavera de 1811 o exército de Napoleão era expluso de Portugal. Antes de entrar em Espanha, Wellington desejou garantir os pontos de passagem principais - Almeida/Cidade Rodrigo a Norte e Elvas/Badajoz a Sul.
O Marechal Beresford era então o responsável a Sul antes desta passagem ter sido fechada. Badajoz foi sitiada duas vezes e foi travada a sangrenta Batalha de Albuera. Cerca de 11000 soldados das forças aliadas - ingleses, espanhóis, alemães e portugueses - tombaram nestas batalhas. Dos dois oficiais aqui sepultados, um caiu em Badajoz e o outro em Albuera".

Na parede que limita o cemitério a Leste, encontra-se este painel de azulejos com a localização de Badajoz e de Albuera. Olhando a paisagem é possível identificar os elementos que nele foram pintados, incluindo os baluartes e panos da muralha seiscentista, bem como alguns edifícios.
O passeio continuou até ao castelo, percorrendo as estreitas ruas do núcleo mais antigo de Elvas.

3 comentários:

alexandrecastro disse...

de blog em blog aqui vim a"parar".
voltarei com mais tempo pois gostei do que por aqui se "respira".

bluewater68 disse...

Boa tarde Júlia Galego.
Venho dizer que aquele blogue no Blogger foi apenas um teste~e não o decidi continuar.
Onde eu tenho outra cópia actualizada é aqui http://makejetomosso.wordpress.com/
E quem era(é) a Júlia no SOL? :))
Cumprimentos

ivone disse...

que saudades do meu alentejo...