Gambozino é uma animal imaginário.
Andar aos gambozinos, significa andar à toa, vaguear, vadiar, vagabundear.
É isto que eu prendendo: vaguear por vários assuntos, vários lugares, ao correr da imaginação e da disposição.

sábado, 27 de outubro de 2007

O jardim de Campo Maior (2)

Começou recentemente uma nova fase da denominada requalificação do jardim. As anteriores já descrevi aqui.
A intervenção actual continua, para Oeste, a última fase de que resultou uma área onde pontificam os canteiros relvados.

Era este o aspecto do jardim nos primeiros dias do mês de Agosto de 2007. As acácias-do-Japão estavam floridas e formavam uma fila que bordejava esta parte do jardim. Em primeiro plano, as jovens árvores, julgo serem Tipuanas, que substituiram as que foram abatidas para a remodelação do eixo central.
Era, sem dúvida, uma área muito densamente arborizada, talvez demasiadamente. Estava, em parte, delimitada também por diversas sebes de buxo, como era o caso do lago que se encontra na parte central e que não se consegue ver na fotografia. Eram nítidas as marcas do abandono a que tinha sido votado há já bastante tempo.

Neste mês de Outubro começaram as obras. Das árvores anteriormente existentes só ficaram cinco pinheiros e dois medronheiros. O buxo e outros arbustos também foram arrancados. Admito que muitas das acácias-do-Japão se encontravam em muito mau estado, sendo frequente a queda de ramos. Uma das consequências do abate das árvores foi, mais uma vez, ficarem em evidência os pinheiros, alguns dos quais desvendaram toda a sua beleza e imponência.

O pinheiro da parte mais ocidental da área intervencionada.

Os outros quatro pinheiros, sendo o da esquerda de dimensão apreciável e muito bonito. Entre este e os outros três, um dos medronheiros. A estrutura do lago, com a grade de ferro forjado que o delimita, ficou visível.


Neste momento, o que antes poderia considerar-se um excesso de vegetação, é agora uma área pouco arborizada. Não sei como é o projecto para a remodelação desta parte do jardim. Se seguir o modelo da área anteriormente intervencionada, é de temer que o relvado impere e que diminua radicalmente a área sombreada.
Resta-nos esperar para ver o que resulta dos trabalhos em curso.

2 comentários:

cainat disse...

Pessoalmente acho uma tristeza o que estão a fazer, limitam-se a retirar a maioria das árvores e não procedem a novas plantações..nas areas que já sofreram requalificação as flores e demais plantas são quase inexistentes, deste modo em vez de continuarmos a ter um jardim passamos a ter um relvado!

Júlia Galego disse...

Cainat, concordo completamente consigo. Aquilo está a ficar estilo campo de futebol. Não sei quem fez o plano de remodelação, mas deviam visitar alguns jardins, o de Évora ou o de Elvas, e ver que o que estão a fazer não é o mais adequado para esta região.